sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pais reclamam da retirada de câmeras de segurança


Pais de alunos da Escola de Educação Básica Teresa Martins de Brito, em Capivari de Baixo, querem organizar um protesto para evitar a retirada das câmeras de vigilância. Ontem à tarde, técnicos da empresa estiveram na escola para iniciar a retirada, mas foram contidos por alguns pais.
As câmeras foram instaladas em 2010 e desde então têm ajudado a reduzir os problemas de vandalismo na escola. “A Associação dos Pais e Professores (APP) passa muito trabalho para conseguir recursos para manter minimamente a escola. Antes das câmeras os problemas eram diários. Eram vidros quebrados, uso de drogas, furto da fiação elétrica, de lâmpadas. A situação era muito séria. Com as câmeras, isso não aconteceu mais. Só a presença dos equipamentos já coíbe a ação”, observa um dos integrantes da APP, Carlos Alberto Bernardes.

Segundo Carlos, os técnicos da empresa estão com ordem de serviço para retirar os equipamentos de escolas de Sangão, Laguna, Imbituba, Garopaba e Capivari de Baixo. “Eles já tiraram na Otto (Feuerschuette) e vão tirar também da São João Batista e da nossa escola. Queremos evitar isso, será que ninguém pode fazer nada?”, questiona Carlos.

A informação recebida na escola é de que o contrato com a empresa terminou e o Estado não quis renová-lo, nem abrir nova licitação. A escola também não conta com vigias.

O que diz a SDR
O contrato é feito diretamente pela secretaria de Educação, em Florianópolis. Para atender as medidas de economia da Resolução 992/2012, foram reduzidas 20% das câmeras em cada regional de Educação, mas mantidos os sensores de presença. São estes sensores que acionam o telefone para que a equipe da empresa seja chamada para verificar a situação e garante o pagamento de seguro em caso de furto ou roubo. Na regional de Tubarão, 11 escolas possuem câmeras e sensores - em quatro delas ficaram apenas os sensores, caso da escola Teresa Martins de Brito.

Fonte: Diário do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário