segunda-feira, 22 de junho de 2015

Informações e orientações pautadas na 3ª mesa de negociação Sinte/Governo

Após muitas discussões sobre as reivindicações do magistério público estadual, dois pontos da pauta entrara, em consenso, onde o governo se compromete:
1º Alteração do Decreto Progresso Funcional Horizontal;
2º Reposição dos dias de greve 2015;



Decreto 3593/2010
Progresso Funcional por tempo de serviço artigo 3º e parágrafo 3º; o governo elabora um outro decreto alterando o texto desse parágrafo. Estabelece o limite de 05 faltas injustificadas no período de 03 anos para se ter direito ao progresso funcional.
Essa alteração é retroativa a 2012. Vão ser revertidos todos os atos que anularam as progressões. Os trabalhadores que tiveram seus processos indeferidos também terão direito em requerer novamente o progresso funcional.
 Nesse mesmo decreto o governo estabelece a anistia das faltas. Mesmo tendo anistiado as faltas, o governo também enviará para Assembleia Legislativa um projeto de lei, a fim de retirar o registro das faltas na ficha funcional.

Reposição
O governo disse que não vai alterar a portaria N/18 de 10/06/2015, mas enviará orientações as gerências sobre a flexibilização nos encaminhamentos da reposição.
O calendário deverá ser elaborado em comum acordo com a comunidade escolar: professores, pais, alunos, direção...
Uma cópia do calendário deverá ser assinada e protocolada no Ministério Público (MP). Outra cópia encaminhada pela escola à GERED. Todos poderão repor, independente da função que ocupam.

Termo de Compromisso

O governo elaborou um novo documento que está sendo analisado pelo jurídico do Sinte. Portanto, assim que o departamento jurídico considerar que o documento não fere nenhum direito do servidor divulgaremos em nossas mídias. Alertamos que não assinem nada sem o aval do Sindicato. 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

8/06/2015 - Reunião De Negociação Sinte –Governo do Estado

No primeiro momento da reunião foi entregue pelo governo a pauta do dia aos integrantes da mesa, que primeiramente assinaram o termo de acordo aprovado na última assembleia estadual. Segundo, foi instalada oficialmente a mesa de negociação. Terceiro, foi solicitado a formalização da nominata dos participantes da comissão de negociação – que deverá ser entregue até a próxima quinta-feira, 11.
 Segundo o prof. Marcelo Speck (Sinte) participante da reunião o termo de acordo foi assinado somente pelo coordenador do Sinte, os demais membros do sindicato não assinaram.
Foi apresentada pelo governo proposta de calendário das reuniões, no total de 11 encontros semanais, com previsão de término no dia 04 de agosto, com possibilidade de reuniões extraordinárias, se necessário.
 Progresso Funcional e Anistia das faltas - Décio Vargas representante do governo afirmou que no prazo de 10 dias será expedido decreto revisando o parágrafo 3º do artigo 3º do Decreto 3593/2010, bem como, decreto para anistiar as faltas de 2012 à 2014. Ambos têm a finalidade de garantir a progressão funcional a todos/as os trabalhadores/as que possuem faltas referentes as mobilizações desde 2012, aí incluídos os casos de progressões não concedidas e concedidas com posterior revisão (regressões).
O Governo se compromete também a encaminhar para a ALESC um projeto de Lei, contemplando as questões trazidas nos decretos já referidos, com a revisão das faltas de mobilizações para todos os fins funcionais, o que incluí a licença prêmio, contagem de tempo de serviço, entre outros.
Calendário de reposição - o SINTE defendeu a autonomia das escolas, e que todas as situações sejam contempladas de modo a garantir a efetiva possibilidade de que todos/as profissionais da educação (professor, AE, ATP, Especialistas, professor/a de laboratórios, segundo professor/a, AMAs e APAEs) possam apresentar proposta de reposição.
A firme argumentação do SINTE, apoiada pelo representante da Comissão de Educação e Cultura da ALESC, levou o Governo a acenar positivamente quanto a devolução dos descontos dos dias parados da greve, imediatamente após a apresentação da portaria de orientação, que estabelecerá as diretrizes para reposição, seguida da apresentação do calendário e compromisso de cada trabalhador com a reposição.
A próxima reunião será nesta quinta-feira, 11, nela serão concluídas as discussões sobre o tema da reposição (prazo para entrega do calendário), e pagamento dos dias descontados (folha suplementar), seguindo-se para os próximos pontos da mesa de negociação, a partir de proposição a ser encaminhada pelo SINTE.