domingo, 13 de abril de 2014

Professores do Estado protestam na visita de Colombo

Os professores da rede estadual de ensino das quatro regionais do sul de Santa Catarina, protestaram contra o governo no Ato Macrorregional do Sul, na tarde desta quinta-feira, 10, em Criciúma. No início da tarde o grupo reuniu-se na entrada do Hospital São José para aguardar a chegada do governador. "Viemos marcar presença aqui também para mostrar o descontentamento dos professores. Não queremos amargar essa história por mais quatro anos", afirmou a coornadora regional do Sindicato dos trabalhadores em Educação (Sinte) em Criciúma, Cíntia dos Santos.


No pronunciamento do governador Raimundo Colombo, durante assinatura do convênio com o Hospital São José, dois professores fizeram um protesto silencioso na sala. No momento que o político começou a falar, ambos se posicionaram de costas para ele.


Incomodado com a situação, Colombo inseriu em seu discurso uma fala direcionada claramente aos protestantes. "O Estado só vai para a frente quando as pessoas de bem não viram as costas, e sim têm a dignidade de se permitirem olhar nos olhos das outras pessoas", alegou.
Diante deste comentário, a professora que estava manifestando-se, Giovana dos Santos, argumentou em baixo tom, para os que estavam ao seu redor, sua indignação. "E o que se faz quando é o governo que vira as costas para a educação? O Estado só anda bem quando a saúde, a educação e a segurança estiverem bem também", completou.


Após esse episódio a dupla dirigiu-se para a Avenida Centenário, no cruzamento próximo ao terminal central de ônibus, onde o restante do grupo já se encontrava. Os professores realizaram um protesto com faixas, bandeiras e carro de som, e foram em passeata até a Praça Nereu Ramos.
O objetivo da movimentação foi chamar a atenção para o problema ainda existente, mesmo após negociações desde 2011. "Se não vamos ganhar nada não importa, porque sabemos que com o governo conversa não existirá mais. Nós só não queremos que o governador atual se reeleja nas eleições deste ano", disse a coordenadora do Sinte da Regional de Criciúma, Janete Jane da Silva.


Mobilização da classe
Com camisetas que diziam “Fora Colombo!” os professores terminaram o ato na Praça Nereu Ramos. Um novo protesto será realizado dia 15 de abril. Segundo a educadora Jussara Fogaci, a categoria está pedindo qualidade na educação. “As escolas precisam de materiais para estudo, equipamentos, e principalmente a valorização dos profissionais da educação. Hoje em dia, um professor recém-formado está ganhando quase o mesmo que um que possui pós-graduação ou mestrado”, afirmou Jussara.



*Informações do Portal SATC, com a colaboração da acadêmica de Jornalismo Satc Amanda Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário